Alberto Fernández se reunirá nesta manhã com Lula, em busca de qualquer tipo de ajuda financeira que socorra a falida economia de seu país
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, está de volta ao Brasil – e mais uma vez, com o “pires na mão”. Em seu quinto encontro com o ‘presidente’ Luiz Inácio Lula da Silva (PT), previsto para ocorrer nesta segunda-feira (26), o mandatário kirchnerista espera conseguir a “sonhada ajuda financeira” para socorrer o país, que convive com hiperinflação – e que em março, ultrapassou a marca de 100% ao ano.
Depois da reunião bilateral marcada para a manhã de hoje (26), no Palácio do Planalto, em Brasília, Fernández e Lula seguirão para o Itamaraty para um “almoço de negócios”.
Alberto Fernández foi o primeiro chefe de estado internacional a visitar o Brasil em novembro passado, após o Tribunal Superior Eleitoral confirmar eleição do terceiro mandato do petista. Após este encontro, o argentino já recebeu Lula na Casa Rosada, em Buenos Aires, em janeiro, e voltou ao Brasil em duas oportunidades. Entre elas, na reunião da Unasul, no Itamaraty.
Alberto Fernández x Imprensa: como a mídia argentina reporta o novo encontro com Lula
A imprensa argentina tem repercutido o encontro entre seu presidente e o brasileiro, mas destacando que “até o momento nenhuma ajuda financeira foi possível“. O jornal Clarín, o principal do país vizinho, ainda lembra que Fernández e Lula deverão se reunir pela sexta vez em 2023 na Cúpula do Mercosul, marcada para os dias 3 e 4 de julho, em Puerto Iguazu.
A repórter do Clarín, Natasha Niebieskikwiat, finaliza o balanço das reuniões Lula-Fernández, com o único acordo certo entre as partes: “O que há, por enquanto, são anúncios de que o BNDES vai financiar parte da construção do gasoduto Néstor Kirchner e que se busca financiamento para a compra de 161 blindados para o Exército Argentino.”