Zelensky declarou que Lula deveria estar “desapontado” por não ter ocorrido o encontro no Japão. Lula diz que o ucraniano “faltou” ao compromisso
A passagem do ‘presidente’ Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela reunião de cúpula do G7, em Hiroshima, no Japão, foi marcada por uma nova série de narrativas. Do lado brasileiro, a versão dada foi a que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, faltou ao encontro que teria com Lula na manhã de domingo (19). Já o ucraniano disse que não houve movimentação por parte da comitiva do petista para que a reunião acontecesse.
“Eu não fiquei decepcionado”, declarou Lula. Fiquei chateado porque eu gostaria de encontrar com ele e discutir o assunto (a paz coma Rússia), por isso que marquei com ele aqui no hotel. Apenas isso. Veja, o Zelensky é maior de idade, ele sabe o que faz”, comentou o petista. Zelensky, por sua vez, afirmou que ele, Lula, “deveria estar decepcionado” porque o encontro não aconteceu.
Zelensky não incluiu Lula em lista de agradecimento
A participação de Volodymir Zelensky na reunião do G7 foi cercada de mistério. Sua chegada ao Japão não foi anunciada. Ainda assim, o presidente ucraniano considerou sua passagem pro Hiroshima como “positiva”. Os líderes do G7 se comprometeram a “minar” o poderio militar da Rússia. Como agradecimento, Zelensky mencionou todos os líderes que participaram da cúpula, incluindo convidados como os presidentes da Coreia do Sul e Indonésia. O único excluído da lista foi o brasileiro.
Entenda a crise
Como o Paradoxo BR mostrou, as relações entre Brasil e Ucrânia atravessaram seu pior momento. após recentes declarações de Lula sobre a guerra durante as viagens a Portugal, Espanha e China. Ele chegou a afirmar que a Ucrânia teria culpa parcial do confronto coma Rússia, e que o país deveria entregar a Crimeia para o controle de Vladimir Putin.