Valdemar Costa Neto garantiu que o PL não foi abalado pelas divergências na votação da reforma tributária. O presidente do partido disse ainda que já tem alguns nomes definidos para a disputa das eleições municipais em outubro de 2024
O presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, minimizou a briga interna que vazou à imprensa, após a votação da reforma tributária na Câmara. Na ocasição, 20 deputados da sigla decidiram ir contra a orientação do PL, se posicionando a favor da proposta do governo Lula. Em entrevista ao Estúdio i, da GloboNews, Costa Neto garantu que não houve um “racha interno”.
“O PL não rachou com a reforma tributária”, afirmou o dirigente. “Temos que deixar claro uma coisa: todos os deputados são de direita, mas tem aqueles que dependem dos prefeitos e vereadores, mas sempre serão de direita nas pautas conservadores”, explicou.
Valdemar Costa Neto destacou, entretanto, que o PL sempre fechará questão em votações sobre temas que envolvam costumes defendidos pelo conservadorismo. “O dia que apresentarem uma pauta que seja a favor da família, que seja contra as drogas, que seja a favor da liberdade, eu garanto que nós teremos 99 votos”, ratificou.
Além de focar no tema “direita” e na polêmica sobre a reforma tributária, Valdemar Costa Neto disse que está lutando nos bastidores para reverter a “injustiça” contra Jair Bolsonaro, o presidente de honra do partido, que acabou cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral no dia 30 de junho.
“Estamos estudando meios de combater a injustiça que fizeram com Bolsonaro, deixando-o inelegível”, apontou Costa Neto, que adiantou estar disposto a recorrer a órgãos internacionais. “É um absurdo tornar um político inelegível em razão de uma fala, de um posicionamento verbal”, completou.
Valdemar Costa Neto articula candidatos para 2024 e tenta mudar reforma tributária no Senado
O presidente nacional do PL ainda comentou sobre as expectativas do partido sobre as eleições municipais, marcadas para outubro de 2024. “Braga Netto como candidato a prefeito do Rio de Janeiro é imbatível. Ele, com a deputada federal Chris Tonietto,, de vice seriam imbatíveis”, destacou
Após apagar o incêndio no PL, Valdemar Costa Neto começou a articular seus senadores para a votação da reforma tributária após o recesso. Na terça-feira (11), ele se reuniu na sede do partido, em Brasília, com Jair Bolsonaro, Rogério Marinho (lider do PL no senado), além dos aliados Ciro Nogueira (PP-CE) e da senadora e ex-ministra da Agricultura e Pecuária, Tereza Cristina – também do PP.