Search
Close this search box.

Urnas Eletrônicas viram ‘estrelas’ nos 100 dias de Lula no governo

Congresso

As urnas eletrônicas também devem ganhar protagonismo nos primeiros meses da gestão petista. Não apenas projetos requentados, como o Minha Casa, Minha Vida, foram destacados pela gestão Lula nos 100 dias iniciais de seu terceiro mandato. Agora, os deputados federais Alencar Santana (PT-SP) e Zeca Dirceu (PT-PR) pretendem homenagear os envolvidos na criação e aplicação das urnas eletrônicas nas eleições brasileiras. A proposta da sessão solene já foi inclusive protocolada pelos parlamentares petistas na Câmara.

De acordo com informações do jornal Metrópole, o documento assinado pelos deputados governistas contém ainda citações contra as ações do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ), por questionar o funcionamento do equipamento.

“O sistema informatizado de voto no Brasil, com a utilização da urna eletrônica, tem sido alvo de críticas, fake news e desinformação, ao longo do tempo. Após as eleições de 2018, os ataques à utilização da urna eletrônica se intensificaram. A utilização da urna eletrônica, segura e auditável, foi colocada em dúvida até mesmo pelo presidente da República”, apontaram os deputados petistas no protocolo.

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Velloso, que presidia o Tribunal Superior Eleitoral na implantação das urnas eletrônicas está entre os homenageados da sessão que anda não tem data marcada. Gilmar Mendes, da atual composição do STF, também está na lista de elogiados.

Urnas também foram criticadas por Lula

Em 2002, o então candidato à presidência (e eventual vencedor), Luiz Inácio Lula da Silva questionou o funcionamento das urnas eletrônicas nas eleições brasileiras.

Em matéria publicada pela Folha de S. Paulo, o jornalista Fábio Zanini relatou os comentários de Lula sobre o processo de votação.
“Nada é infalível, só Deus. Vamos pegar o que aconteceu aqui, quantas denúncias já foram feitas de defunto que vota, de cidades que têm mais eleitores do que habitantes.”, apontou Lula. “Não sabemos se a urna pode ser manipulada ou não”, ponderou o petista.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *