União Brasil desaprovou manutenção de Daniela Carneiro no governo. A expectativa era de substituir o comando do Ministério do Turismo com nome próximo a Arthur Lira
O União Brasil – ou ao menos uma de suas alas – pode se tornar o primeiro partido da base a desembarcar oficialmente do governo Lula.
Parte da legenda presidida por Luciano Bivar não concordou com a manutenção de Daniela Carneiro no comando do ministério do Turismo. Entretanto, ela prossegue na pasta, após se reunir com o petista nesta terça-feira (13).
O União Brasil apostava na saída de Daniela, que seria substituída do cargo pelo deputado federal Celso Sabino (União-PA). Sabino é aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). A ministra perdeu capital político ao ser acusada, logo nos primeiros dias de seu mandato, de ter ligações com grupos de milicianos do Rio de Janeiro.
União Brasil: “Esse governo já nasceu envelhecido e só governa para a ala mais radical”
Apesar de ainda não cravar que deixará a base de apoio do governo federal (ao menos, Bivar garantiu em entrevista), os parlamentares do União já indicam que não devem mais dar suporte aos projetos petistas na casa.
“Pessoalmente, eu e outros deputados do partido já fazemos oposição ao governo Lula. Esse governo já nasceu envelhecido em suas práticas e ações, além de governar apenas para ala mais radical do PT e do PSOL, não governa para o povo brasileiro”, afirmou o deputado federal Rodrigo Valadares (União-SE).