Ucrânia x Rússia: mais um capítulo da guerra. O ministro das relações exteriores. Dmytro Kuleba, afirmou nesta sexta-feira (17) que a Ucrânia decidirá, a partir de agora, sobre” o futuro dos países que decidiram não apoiar ou ajudar a Ucrânia na guerra contra a Rússia”. Segundo Kuleba, o momento seria adequado para que cada um mostrasse em qual lado da história escolheu ficar.
“A guerra é um momento em que se tem que fazer uma escolha. E cada escolha foi registrada”, afirmou o ministro em entrevista à rede britânica BBC.
“Se alguém no mundo pensa que a forma como esse ou aquele país se comportou durante o momento mais sombrio da sua história não será levada em consideração, na construção de relações futuras”, completou o ministro, que reclamou da demora em contar com apoio militar das nações ocidentais, citando o caso de Bakhmut.
“Para salvar as vidas nesses lugares, temos de lutar em Bakhmut o máximo que pudermos”, clamou.
“E se uma entrega for adiada por um dia, significa que alguém vai morrer na linha de frente”, lamentou o ministro.
Ucrânia x Rússia: países do leste europeu enviam caças aos ucranianos
O governo da Eslováquia informou que enviará 13 caças MiG-29 para ações de combate na Ucrânia. A informação foi confirmada pelo primeiro-ministro Eduard Heger nesta sexta-feira (17).
Com a medida, a Eslováquia se tornou o segundo membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) a prometer este tipo de apoio militar. Durante a semana, a Polônia já havia se comprometido com o envio de aviões ao teatro de guerra no leste europeu. Até fevereiro, mais de 300 mil mortes já tinham sido registradas desde o início do conflito em fevereiro do ano passado.
r.