Ucrânia celebra retomada de dois territórios na região de Donetsk. Forças de Zelensky libertaram mais de 95 mil militares presos pelas forças de Vladimir Putin
Depois de quase 1 ano e meio de guerra, a Ucrânia pôde celebrar importantes triunfos contra a invasão russa no final de semana. Segundo o Ministério de defesa comandado por Volodymyr Zelensky, suas tropas reconquistaram dois territórios estratégicos na região de Donetsk, antes dominados pelo exército de Vladimir Putin.
A retomada de Blahodatne, segundo o governo ucraniano, foi resultado de uma ação efetiva da 68ª Brigada de infantaria das forças armadas. Já a vila de Neskuchne voltou ao controle do país graças ao trabalho da 129ª Brigada de Defesa Territorial. Em ambas as missões, mais de 95 mil militares de Kiev foram libertados das prisões executadas por soldados russos.
Ucrânia ganha reforço aéreo da OTAN
Além das conquistas ucranianas, os aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) colaboraram para derrotas da Rússia. Na sexta-feira (9), jatos Typhoons da Royal Air Force (Reino Unido) interceptaram caças russos que invadiram o espaço aéreo controlado pelo bloco.
As missões contaram ainda com apoio de caças Saab Grippen da Força Aérea Sueca que afastaram da região as aeronaves IL-20 Coot-A e Su-27 Flanker-B enviadas por Putin.