Search
Close this search box.

Twitter Files Brazil: Deputados dão prazo para Biden explicar se governo colaborou com censura

Musk

Comitê que investiga hipótese de censura nas eleições brasileiras quer saber se o governo Biden atuou em bloqueios e suspensões de contas no X , conforme apontou o Twitter Files Brazil

O Comitê Judiciário da Câmara dos Estados Unidos intimou o governo Joe Biden a informar se houve  uma frente internacional  para derrubar e banir perfis de políticos, religiosos e influenciadores brasileiros no X e nas demais redes sociais durante e depois das eleições de 2022. 

No ofício, enviado pelo gabinete do representante Jim Jordan (Republicano), o parlamentar solicita todos os documentos compartilhados entre o Departamento de Estado norte-americano e representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Supremo Tribunal Federal (STF) entre 2021 e 2024. 

O Comitê também solicitou – com prazo até 30 deste mês – o encaminhamento de mensagens eventualmente trocadas entre integrantes da gestão Biden e funcionários das embaixadas e consulados brasileiros. O principal objetivo da investigação é saber se houve conluio da Casa Branca com a suspensão ou cancelamento de perfis no X e nas demais plataformas de redes sociais.

Twitter Files Brazil: Musk vai ao Congresso dos EUA

O dono do X e das companhias SpaceX e Tesla, Elon Musk, foi convocado para depor na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. A data exata  para a oitiva não foi divulgada, mas deve ocorrer até 8 de maio.

O tema a ser abordado no legislativo norte-americano será o conteúdo relacionado a série de reportagem Twitter Files Brazil, que aponta pressão do judiciário brasileiro à censura de perfis de direita nas eleições de 2022 – incluindo o então presidente Jair Bolsonaro (PL).

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aproveite 20% OFF