Mesmo com a vitória inicial, ex-presidente Donald Trump ainda aguarda por decisão da Suprema Corte para saber se poderá concorrer em 2024
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, venceu de forma esmagadora na largada das Primárias de seu partido, em Iowa. O pré-candidato republicano – que aguarda pela decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos para saber se poderá disputar as eleições em novembro – obteve 55,4 mil votos, e 20 delegados estaduais.
Atrás imediatamente de Trump ficaram Ron DeSantis e Nikki Haley. O atual governador da Flórida obteve 8 delegados e 23 mil votos, enquanto Haley conquistou 7 delegados em 20,6 mil votos.
Suprema Corte decidirá destino de Trump em fevereiro
Como o Paradoxo BR mostrou, a Suprema Corte dos Estados Unidos ainda deve julgar no próximo dia 8 de fevereiro o recurso do partido Republicano que contesta a decisão dos estados de Maine e Colorado. A justiça das unidades federativas apontam que Trump estaria inelegível por violar a emenda 14 da Constituição, que aponta crime de insurreição, ligando o ex-presidente à invasão do Capitólio em 2021.