Reportagem em jornal britânico revelou que um dos líderes da organização terrorista Hamas vive desde 2003 em um conjunto habitacional em Londres
Matéria publicada no jornal The Sunday Times revelou que um dos líderes do Hamas mora desde 2003 em uma residência mantida pelo governo Britânico no distrito de Barnet, na Grande Londres, onde habita grande parte da população judaica na capital inglesa. Segundo a publicação, Muhammad Qassem Sawalha é encarregado das operações terroristas do grupo na Europa Ocidental.
A reportagem apontou ainda que a casa, com dois andares e uma garagem, foi adquirida por Sawalha em definitivo – e com 112 mil libras de desconto – por meio do sistema de financiamento do governo (semelhante ao “Minha Casa, Minha Vida”).
Reino Unido reconhece Hamas como grupo terrorista
Segundo o The Sunday Times, Muhammad Qassem Sawalha entrou no Reino Unido de forma ilegal nos anos 1990, usando um passaporte de um parente. Desde então, o terrorista tem trabalhado para obter a cidadania inglesa em definitivo.
O representante do conjunto habitacional, Barry Rawlings, afirmou que irá se juntar às investigações e “tomar todas as medidas necessárias”.
“Vamos conversar com todas as partes interessadas, incluindo a polícia, para rever todo o histórico do caso. Desta forma, poderemos tomar todas as medidas necessárias”, prometeu.
Segundo as leis do Reino Unido,– colaborar com agentes terroristas pode acarretar pena de até 14 anos de prisão. O país – ao contrário do Brasil – tem listado o Hamas como grupo terrorista.