Search
Close this search box.

“TecnoCidades” leva internet 5G para o interior de São Paulo

O TecnoCidades – programa de transformação digital do governo de São Paulo – foi lançado nesta semana no interior paulista, com objetivo de ampliar a rede de conexão 5G no estado.

Segundo a gestão do governador Tarcísio, o projeto divulgado na terça-feira (4) em São José do Rio Preto, tem como principal alvo incentivar e apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias, além de gerar novas soluções no setor de serviços.

Elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Desenvolve SP e InvestSP, o TecnoCidades deve gerar recursos, inicialmente, para acelerar o sistema de internet 5G nas cidades do interior. De acordo com os responsáveis pelo programa, a previsão é de que a velocidade de navegação na rede seja 100 vezes mais eficiente.

“O 5G é essencial para o crescimento de todos os setores da economia”, ”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima.
“Acredito que podemos chegar a 270 municípios com a tecnologia até o final deste ano, e esse é um passo importante para darmos início ao desenvolvimento estabelecido pelo governador Tarcísio de Freitas como um dos pilares desse governo”, ratificou o secretário.

Já a vice-presidente Executiva da InvestSP, Estella Dantas, destacou a importância do investimento pesado em novas tecnologias no Estado de São Paulo.

“Esse é um grande movimento liderado pela InvestSP com o intuito de sensibilizar os gestores municipais”, afirmou Estella Dantas.

“(Isso é vital) para que invistam em tecnologia como instrumento de transformação das suas cidades em ecossistemas tecnológicos e inteligentes, com foco na melhoria da qualidade de vida dos moradores e no desenvolvimento sustentável dos municípios”, concluiu a dirigente.
Por sua vez, a superintendente de negócios da Desenvolve SP, Antonia Tallarida, observou a importância dos serviços para atender todas as prefeituras do estado de São Paulo.

“A Desenvolve SP busca desempenhar o papel de principal financiadora das cidades inteligentes, especialmente para os pequenos municípios do Estado. Temos os recursos necessários para atender prefeituras em suas necessidades de crédito”, ratificou Tallarida.

TecnoCidades: destalhes sobre o programa

Segundo levantamento do IvestSP, dos 645 municípios paulistas, apenas 74 atualizaram a Lei das Antenas – pré-requisito essencial para a chegada da internet 5G. Os dados para o estudo foram fornecidos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Desta forma, mesmo com o novo 5G, somente 61 das 134 cidades beneficiadas poderão contar com os recursos ampliados de navegação da Internet.

De acordo com o governo de São Paulo, será preciso ainda que a Anatel libere o sinal de frequência para que as conexões 5G possam ser ampliadas de forma mais abrangente no território nacional.

A atualização é necessária para que as operadoras de telecomunicações invistam na infraestrutura da rede, já que o 5G exige até 10 vezes mais antenas que o 4G.

Com as cidades conectadas, o programa TecnoCidades poderá mapear as principais demandas dos municípios e buscar soluções inteligentes. como o uso de prontuários eletrônicos nas unidades de saúde, telemedicina, sistemas de vigilância interconectados para reforçar a segurança pública, soluções de controle o fluxo de pedestres e veículos, uso de plataformas digitais e recursos de realidade virtual nas escolas.

O TecnoCidades também acompanhará a implantação dessas soluções, com suporte técnico, e buscará estabelecer parcerias com entidades nacionais ou internacionais, a fim de ampliar o programa e promover a cooperação e a troca de experiências entre os municípios.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *