TCU promete auditoria em empréstimo anunciado pelo BNDES em dezembro de 2023
O Tribunal de Contas da União (TCU) deu o sinal verde para realizar uma auditoria nas condições de empréstimo de US$ 1 bilhão concedido pelo New Development Bank – o banco de fomento do Brics – ao governo brasileiro. A solicitação ao TCU foi feito pelo deputado federal Evair de Melo (PP-ES) e aprovado na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara.
Segundo o relator do caso no TCU, ministro Jhonatan de Jesus, a apuração visa analisar a motivação do empréstimo e condições para sua execução Na ocasião, em dezembro de 2023, o governo Lula declarou que os recursos seriam direcionados para “obras de infraestrutura”.
BNDES anunciou empréstimo em dezembro
A aprovação do financiamento contou com participação de Dilma Rousseff, que preside o New Development Bank desde abril do ano passado. A ex-oresidente deposta pelo Congresso Nacional em 2016 se encontrou com o ministro Fernando Haddad em Marrocos, após evento do Fundo Monetário Internacional.
Como o Paradoxo BR mostrou, o aporte foi anunciado oficialmente em 7 de dezembro pelo presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Aloízio Mercadante.