TCU confirma pente fino no cartão corporativo de Lula. Deputados do União Brasil chamam a atenção para gastos feitos em “tempos de crise” e sem transparência
O Tribunal de Contas da União (TCU) informou nesta segunda-feira (19) que fará uma auditoria nos gastos do cartão corporativo do ‘presidente’ Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O pente-fino irá acontecer após requerimento feito em maio pelo partido União Brasil na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara.
Na solicitação feita ao TCU, o União Brasil justifica a realização da auditoria:
“A realização da referida auditoria pelo TCU possibilitará uma análise minuciosa dos gastos efetuados com o cartão corporativo, por meio da análise de dados e documentações pertinentes. Dessa forma, será possível verificar se tais despesas foram realizadas de maneira responsável, eficiente e em conformidade com as normas e regulamentos vigentes.”
O relator da matéria será o ministro Jhonathan de Jesus, ex-deputado federal do Republicanos, que assumiu uma cadeira no TCU no início de 2023.
TCU analisará gastos com viagens do presidente
Como o Paradoxo BR mostrou, somente em viagens internacionais, Lula já gastou mais de R$ 24 milhões. No total, foram sete viagens a 9 países. Nesta semana, mais gastos devem acontecer na oitava viagem internacional. Desta vez, os pontos de parada serão Itália e França. (Não há confirmações da Secom (Secretaria de Comunicação) sobre visitas à Venezuela e Cuba no momento).