Com elogios de Gleisi Hoffmann, Fernando Haddad e André Janones, Tarcísio Gomes de Freitas ajuda Lula a celebrar seu primeiro grande triunfo no Congresso
Em um dos debates da corrida eleitoral de 2022 pelo governo do estado de São Paulo, o então candidato petista, Fernando Haddad, perguntou de forma capciosa ao rival Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos):
– “Eu quando era ministro definia meu orçamento ouvindo a sociedade. Não ouvia o relator”, disse. “Você vai trazer o orçamento secreto para São Paulo?“, provocou o atual ministro da Fazenda de Lula.
Tarcísio não respondeu à altura, mas certamente o orçamento secreto usado por Lula (cerca de R$ 8 bi em emendas Pix na conta dos parlamentares) nesta quinta-feira (6), em pleno dia da votação da PEC que altera o sistema tributário brasileiro, finalmente conseguiu atingir seu objetivo.
Logo no primeiro turno, o governo, apoiado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) conseguiu passar fácil a reforma por 382 votos a favor, 118 contra, além de três abstenções.
Derrota política de Bolsonaro
De forma ainda mais irônica, oito meses após a pergunta maldosa de Haddad, os eleitores de Tarcísio jamais imaginariam que ele levaria seu partido, o Republicanos, a apoiar a reforma petista. O empenho do governador de São Paulo o levou até mesmo a tentar persuadir seu padrinho político, Jair Bolsonaro, a mudar de ideia.
A tática foi em vão, mas a vitória do governo também significou uma grande derrota política para Bolsonaro.
A empreitada de Tarcísio – que argumentou que a direita “não poderia ficar de fora da reforma”, teve uma repercussão ainda pior, após o governador receber uma série de elogios, incluindo dos petistas Haddad e Gleisi Hoffman, e até mesmo do inimigo declarado de Bolsonaro, o deputado André Janones (Avante-MG).
“Republicanos votou em peso conosco , e o PL garantiu mais 20 votos favoráveis! O meu muito obrigado ao companheiro Tarcísio, que foi essencial pra isso! , escreveu o parlamentar que atuou como influencer digital de Lula nas eleições.
Republicanos votou em peso conosco , e o PL garantiu mais 20 votos favoráveis! O meu muito obrigado ao companheiro Tarcísio, que foi essencial pra isso! pic.twitter.com/Cth8bz7qlT
— André Janones (@AndreJanonesAdv) July 7, 2023
Tarcísio e Haddad: “relacionamento de longa data”
De volta a Haddad, também teve declaração de amor do ministro-poste de Lula. Os elogios aconteceram antes da votação, o que sinalizava harmonia entre a esquerda e o então braço-direito de Bolsonaro.
“O governador fez várias ponderações, e manifestou apoio à reforma, mesmo sabendo que São Paulo terá um desafio, que está disposto a entrar, colocando os interesses nacionais acima de questões regionais e partidárias, o que é muito importante pensando no futuro do Brasil”, agradeceu Haddad.
Tarcísio, afinal, já estava contente com “95% da reforma tributária”, e depois do encontro com a esquerda deve ter ouvido promessas que nunca realmente saberemos se irão ser cumpridas.