Senador Efraim Filho (União-PB) diz que irá lutar para limitar a alíquota do IVA para que o brasileiro não pague o maior imposto do mundo
Na véspera da votação da reforma tributária, o senador Efraim Filho (União-PB), afirmou nesta segunda-feira (6) que tentará articular para que seja fixado um limite para a alíquota do Imposto Sobre Valor Agregado (IVA). Segundo o congressista do centrão, o país não deve suportar conviver com a maior carga tributária do planeta.
“Defenderei que tenhamos um teto para a carga tributária”, afirmou Efraim. “O governo vai ter que se contentar com aquela receita. Não dá para fazer cara de paisagem com a perspectiva de se ter o maior IVA do mundo”, protestou.
O senador também ressaltou que os impostos sobre o consumo não representam toda a fonte arrecadatória do governo federal. Ele destaca que o imposto de renda pago pelo contribuinte e por empresas também respondem por uma enorme fatia da tributação.
“Para defender o cidadão, estaremos muito atentos e provavelmente pleitear na CCJ um teto para carga tributária, algo que o relator Eduardo Braga já se posicionou favoravelmente”, completou o parlamentar do União Brasil.
Senador não acredita que reforma cumpra o calendário do governo
As votações na Comissão de Constituição e Justiça e Plenário foram anunciadas para esta terça-feira (7). Porém, Efraim Filho não acredita que o cronograma será cumprido à risca.
“Não acredito que esse calendário será cumprido à risca. Deve se estender um pouco mais. Na pior das hipóteses, vamos levar ao plenário daqui 15 dias”, concluiu.