Search
Close this search box.

Senado quer explicações sobre suposta interferência de Lula na Petrobras

Senado

Senado aprovou convite para Jean Paul Prates explicar se Lula interviu na política de dividendos da Petrobras 

O Senado Federal aprovou nesta semana um convite para o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates depor na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da casa. Por ser um convite e não uma convocação, a iniciativa do senador Sergio Moro (União-PR) não obriga Prates a comparecer à sessão, ainda sem data definida para acontecer.

O tema que levou ao chamamento do dirigente foi a decisão de alterar a política de pagamento de dividendos, além de uma suposta interferência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Lula é acusado de intervir na Petrobras

Na última segunda-feira (11), a demissão de Prates chegou a ser cogitada nos bastidores de Brasília. Lula, entretanto, descartou a especulação. “Conversamos sobre investimentos em fertilizantes, transição energética, enfim, no futuro do nosso país”, afirmou.

A Petrobras, por sua vez, pagou somente o mínimo de R$ 14 bilhões em dividendos referente ao exercício de 2023. A operação prejudicou o próprio governo federal, que é acionista majoritário da Petrobras.

Por meio de nota, a diretoria da estatal explicou a redução na distribuição de seus lucros

“O lucro remanescente do exercício, após os dividendos e formação de reservas legais e estatutária, totaliza R$ 43,9 bilhões. O CA propôs que esse montante seja integralmente destinado para a reserva de remuneração do capital”, escreveu a Petrobras.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *