Santas casas em perigo. O ex-governador João Doria Jr. (PSDB) foi um dos políticos que mais combateu o governo federal durante a pandemia de covid-19o. O principal alvo do tucano foi o presidente, Jair Bolsonaro, o qual acusou de não prover recursos para a compra de vacinas, entre outras supostas negligências.
A rigidez de Doria, entretanto, não evitou que antecessor de Tarcísio Gomes de Freitas no comando de São Paulo praticasse uma série de decisões impopulares. Enter elas, a do corte de R$ 80 milhões no orçamento das Santas Casas paulistas, em plena crise sanitária.
À época, a Resolução 1, de 4-1-2021 da Secretaria do Estado de São Paulo afetou por tabela prefeituras municipais; autarquias; instituições universitárias, fundações e consórcios intermunicipais.
Santas casas teriam recebido aportes do governo logo após os cortes
Curiosamente, após retirar recursos das Santas Casas paulistas, o ex-governador anunciou que os hospitais receberiam investimentos em torno de R$ 1,5 bilhão nos anos seguintes. Ainda assim, reflexos dos cortes e aumentos de impostos promovidos por Doria no período continuam impactando os serviços de saúde, quase dois anos depois.
O caso mais recente ligado aos problemas das Santas Casas repercutiu nacionalmente. Familiares e amigos de Ettore Zuim, famoso dublador de atores como Antonio Banderas e Christian Bale, acusam a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo de não ter realizado um exame importante, supostamente por falta de recursos ou de pessoal competente.
Internado no hospital para tratar de uma Doença Arterial Obstrutiva, Zuim, de 63 anos, precisaria ser submetido com urgência a um cateterismo. O procedimento não havia sido feito até a manhã desta quinta-feira (16). Segundo especialistas, a enfermidade pode levar a amputações e até ao óbito do paciente, caso a cirurgia não seja feita.
Pelo Instagram, o perfil de Ettore informou que a Santa Casa chegou a anunciar que faria o cateterismo ainda na quarta-feira (15). Porém, após o paciente passar por um período de jejum, o procedimento não aconteceu.