Com Biden na mira dos próprios Democratas, o partido deve ter pelo menos três postulantes à Presidência da República nas eleições de 2024
Após recentes pesquisas escancararem o descontentamento dos norte-americanos com o governo de Joe Biden, o partido Democrata tem debatido sobre a possibilidade de não endossar sua tentativa de reeleição em 2024.
Além de problemas relacionados à economia – incluindo o aumento da dívida pública para US$ 33 trilhões – figuras de destaque da legenda apontam que o atual presidente dos Estados Unidos não irá resistir a um eventual segundo mandato. O mandatário tem atualmente 80 anos de idade. Biden também sofre com um processo de impeachment, aberto há poucos dias na Câmara.
Segundo especulações que chegam do próprio Partido Democrata, existe uma forte campanha para que Biden desista da reeleição antes das primárias da legenda, marcadas para acontecer entre fevereiro e junho do ano que vem.
Biden em xeque: quem são os adversários dentro do próprio partido nas Eleições 2024
Caso Biden desista da corrida eleitoral, o partido já conta com dois pré-candidatos confirmados e mais duas especulações para a disputa presidencial.
Robert Francis Kennedy Jr: advogado ambientalista e ativista contra a vacinação obrigatória. Ele é sobrinho do presidente assassinado em 1963, John Fitzgerald Kennedy.
Marianne Deborah Williamson: Ativista e líder espiritual da Unity Church, no Texas. Marianne se filiou ao Partido Democrata apenas em 2019, após atuar como independente na política.
Joe Manchin: Senador pela Virgínia Ocidental. Ainda não confirmou a pré-candidatura às eleições.
Kamala Harris: Vice-presidente da República, Kamala pode ser a surpresa nas primárias do partido e confirmar seu nome nas urnas até agosto, dada da Convenção do Partido Democrata.