O Rotas Rurais – programa destinado à melhoria da prestação de serviços à população do interior – foi incluído no ranking das medidas mais efetivas executadas pelo governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) nos 100 primeiros dias de sua gestão.
Segundo o governo de São Paulo, o programa Rotas Rurais foi desenvolvido em parceria com o Google para otimizar o acesso às propriedades no interior por meio de um CEP digital. A ação deve facilitar o trabalho de prestadores de serviços públicos, além da entrega de mercadorias.
No total, já foram mapeados mais de 2.700 quilômetros por meio das Rotas Rurais em municípios das regiões de Araçatuba, Campinas, Registro, Sorocaba e São José dos Campos.
Além de melhorar a localização de propriedades rurais, o programa ainda colaborou com a análise e validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) – registro que integra as informações ambientais das propriedades e posses rurais. Segundo o governo, mais de 4.300 mil cadastros foram validados no estado de São Paulo nos primeiros 100 dias da administração Tarcísio.
Rotas rurais e Fundo de Expansão do Agronegócio
Além do programa Rotas Rurais, o governo de São Paulo estabeleceu uma linha de crédito com juros de 3%, destinado a incentivar o agronegócio.
De acordo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista já atendeu mais de 4.500 produtores agrícolas entre janeiro e abril nas regiões de Araçatuba, Alto Tietê, Barretos, Bauru, Campinas, Central, Franca, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Sorocaba, São José dos Campos e São José do Rio Preto.