Ricardo Lewandowski será advogado dos irmãos Joesley e Wesley Batista em disputa com grupo da Indonésia. Em 2021, o ex-ministro do STF decidiu a favor do frigorífico JBS
O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, aceitou o convite dos irmãos Joesley e Wesley Batista – proprietários da JBS – para atuar como consultor jurídico em uma disputa bilionária com a companhia Peper Excellence, da Indonésia. Os conglomerados duelam no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) pela exportadora Eldorado Papel e Celulose, avaliada em R$ 15 bilhões.
A contratação de Lewandowski – que se aposentou em abril deste ano – não chegou a surpreender O ex-integrante da Suprema Corte já havia decidido a favor do frigorífico em uma disputa judicial com o governo brasileiro.
Em 2021, Ricardo Lewandowski suspendeu um processo movido pelo Tribunal de Contas da União envolvendo um empréstimo de R$ 2.5 bilhões supostamente irregular junto ao BNDES.
Além de Lewandowski, o time de advogados do grupo J&F (proprietário da JBS) conta com o ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), César Asfor Rocha, e o ex-presidente do TJ-Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) Manoel de Queiroz Pereira Calças.
Do lado da Paper Excellence foram chamados advogados do ex-presidente Michel Temer, e o ex-governador de São Paulo, João Doria.