Search
Close this search box.

Relatório do FMI alerta para avanço da criminalidade na América Latina

FMI

FMI aponta que economia brasileira pode sentir os efeitos do avanço da criminalidade em toda a América Latina

Uma série de eventos ligados à segurança pública que dominou o terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  em 2023 – como os arrastões em alta no Rio de Janeiro – não combina com indicadores favoráveis economia brasileira. Ao menos, segundo as diretrizes do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Segundo estudo publicado pela entidade nesta semana, os altos índices de crimes e violência são os fatores que insistem em impedir o desenvolvimento econômico das famílias em toda a América Latina, com destaque para o Brasil.

De acordo com o FMI, a região atualmente é responsável por quase metade das vítimas de homicídios dolosos no mundo, mesmo não chegando à marca de 8% da população global. Pelo relatório da ONU (Organização das Nações Unidas), a média de homicídios nos países latinos – incluindo o Brasil – é 10 vezes superior à de outras nações emergentes. Os números sobre a criminalidade, baseado no levantamento, é duas vezes maior do que no continente Africano.

De acordo com a apuração, a América Central – composta por ditaduras comandadas pelo nicaraguense Daniel Ortega, por exemplo – foi apontada como a sub-região mais violenta atualmente. Os índices de homicídio nessa região, que inclui os países caribenhos, subiram 4% nas últimas duas décadas.

FMI: criminalidade voltou a cair em 2022

Apesar da  tendência de piora nos números, o Brasil começou 2023 com uma boa notícia sobre o combate à criminalidade. Segundo o Anuário do Fórum Brasileiro da Segurança Pública, houve uma redução de 2,4% nos registros de crimes hediondos em 2022, último ano do governo Bolsonaro. Ao todo, foram computadas 47,5 mil mortes violentas no ano passado contra 48,4 mil em 2021.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *