Audiência da Globo despencou no segmento de novelas e dos desfiles de Carnaval – dois dos principais produtos da emissora
Nem mesmo a injeção de recursos públicos tem ajudado a rede Globo a salvar sua audiência, que continua em forte queda desde 2019. Um dos indicadores que mais influenciaram na perda de público foi o Carnaval. Em 2023, a média de audiência nos 4 dias de desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro foi de 9,3 pontos. Já em 2024, o número despencou para 8 pontos.
Segundo levantamento feito pela Kantar Ibope Media, a participação de audiência na combinação entre TV aberta e por assinatura era de 86,1% em março de 2023. Os números vieram a despencar neste ano, com participação de apenas 69,3% registrados em fevereiro.
Em contrapartida, a mesma pesquisa Kantar Ibope Media mostrou que a participação de usuários do YouTube tem crescido de forma acelerada, passando de 7,8% para 18,1% no mesmo período.
Globo recebeu mais de R$ 140 milhões do governo Lula
Como o Paradoxo BR mostrou, a Globo tem perdido clientes, mas o mesmo não acontece com a injeção de recursos públicos em publicidade. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social do governo Lula (Secom), foram empregados R$ 142 milhões em anúncios na emissora em 2023 – 60% a mais do que em 2022, no último ano de Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto.