Com vitória acachapante nas eleições, Vladimir Putin ficará pelo menos mais 6 anos no poder
Sem direito a surpresas. Vladimir Putin ratificou seu favoritismo nas eleições presidenciais realizadas no final de semana, e continuará à frente da Rússia por mais 6 anos. Com 99,4% da apuração concluída até o final da manhã desta segunda-feira (18), os resultados apontavam para a confirmação do 5º mandato do ex-agente da KGB, com 87,3% dos votos válidos.
Pela ordem de classificação, o atual líder russo superou os “rivais” Nikolai Kharitonov (Partido Comunista), que ficou com 4,32% dos votos, Vladislav Davankov (Novo Povo), com 3,79% e Leonid Slutsky (Partido Liberal Democrático), que recebeu apenas 3,19% dos votos.
Putin pode superar Stalin em tempo no poder
Além de permanecer mais 6 anos na presidência da Rússia, Vladimir Putin poderá ultrapassar o ditador comunista Josef Stalin como o mais longevo político a ocupar o Kremlin.
Stalin ficou no poder entre 1924 e 1953, completando 28 anos e 11 meses de autoritarismo. Já Putin – que já acumula 25 anos na presidência – poderá superar esta marca em 2029, no quarto ano de seu quinto mandato.
Após a divulgação dos resultados das eleições, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que o pleito serviu para consolidar a união do povo russo.
“Esta é a confirmação mais clara do nível de apoio da população ao seu presidente e da sua consolidação em torno dele”, declarou.