Search
Close this search box.

Protestos do agro contra a União Europeia chegam à Espanha

União

Tratoraços do agro na França e Alemanha inspiraram fazendeiros na Espanha a saírem às ruas a partir deste mês

Motivados pelos recentes tratoraços na Alemanha e França, os sindicatos dos agricultores da Espanha confirmaram que devem se unir aos protestos da categoria a partir deste mês. A chegada dos espanhóis amplia o número de países envolvidos nos protestos, que já chega a 8, incluindo Romênia, Polônia, Itália, Holanda e Bélgica.

As reivindicações dos fazendeiros incluem combustível mais barato, flexibilização das regras ambientais e redução da importação de produtos agrícolas.

Agro protesta contra acordo do Mercosul

Outro fator que tem motivado a ampliação da greve do agro na Europa é a possibilidade do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, que está em pauta desde 1999.

Nesta quinta-feira (1), o presidente da França, Emmanuel Macron, deverá se reunir com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para discutir o imbróglio. Von Der Leyen ainda mantém a intenção de fechar o acordo com o bloco sul-americano. Já Macron declarou que as propostas do Mercosul “são impossíveis de serem aceitas”.

Os sindicatos dos agricultores compartilham a posição do presidente francês. Na visão da categoria, não apenas o Mercosul, mas os demais produtores rurais estrangeiros, “não cumprem as exigências impostas pela União Europeia.”

Os fazendeiros europeus reclamam, principalmente, que os requisitos sanitários mínimos exigidos pelo bloco não são obedeci

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *