Search
Close this search box.

Proposta de paz oferecida pela China é recusada por Vladimir Putin

Putin recusou propostas de paz oferecidas pela China

Proposta de paz negada. A Rússia recusou, em princípio, a oferta de pacificação proposta pelo governo chinês para o cessar-fogo imediato com a Ucrânia, em uma guerra que já dura mais de um ano no leste europeu.

Segundo nota oficial emitida pelo Kremlin, o documento enviado com a benção de Xi Jinping aos cuidados de Vladimir Putin “merece atenção”, mas as condições ideais para um fim pacífico do conflito “não estão presentes no momento”.

O porta-voz do governo russo, Dmtri Peskov, afirmou ainda que as negociações entre as partes interessadas deverão passar por um “longo processo”, a partir de agora.

“Consideramos o plano de nossos amigos chineses com grande atenção”, apontou o representante de Moscou. “É um processo longo. Porém, no momento, não vemos as premissas para que o assunto possa seguir uma via pacífica”, concluiu Peskov.

Embora os EUA tenham se mostrado céticos em relação à proposta de paz chinesa, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que pretende se encontrar com Xi Jinping para discutir novas alternativas que levem à paz com os russos.

Proposta de paz: confira os 12 itens sugeridos pela China para o fim da guerra

Confira os 12 itens propostos pelo governo chinês para o cessar-fogo com a Ucrânia. O documento foi rejeitado cordialmente pelos russos, após três dias de considerações.

1. Respeito à soberania
A China apontou que “a soberania, independência e integridade territorial de todos os países devem ser efetivamente preservadas”. Segundo os chineses, “todos os países, grandes ou pequenos, fortes ou fracos, ricos ou pobres, são membros iguais da comunidade internacional”.

2. Fim da Guerra Fria
Para a China, seria preciso “abandonar a mentalidade da Guerra Fria” Segundo a proposta, “a, segurança de uma região não deve ser alcançada pelo reforço ou expansão de blocos militares”.

3. Fim das hostilidades
O documento chinês clama pelo fim das hostilidades entre os países, apontando que “o conflito e a guerra não beneficiam ninguém”, e pede que todas as partes sejam moderadas e racionais.

4. Retomada das negociações do cessar-fogo
A China pede em sua proposta de paz que Rússia e Ucrânia celebrem o acordo de paz, afirmando que “o diálogo e a negociação são a única solução viável”.

5. Resolver a crise humanitária

China solicitou que as operações humanitárias dos povos devem seguir os princípios de neutralidade e imparcialidade – e essas questões humanitárias não devem ser politizadas. Desde 24 de fevereiro, já foram registrados pela ONU mais de 8 milhões de refugiados.

6. Sobre civis e prisioneiros de guerra
Para os chineses, “As partes em conflito devem cumprir rigorosamente o direito humanitário internacional, evitar atacar civis ou instalações civis, proteger mulheres, crianças e outras vítimas do conflito e respeitar os direitos básicos dos prisioneiros de guerra”.

7. Manter as usinas nucleares seguras
Os chineses alertam para os perigos de incidentes nucleares, visto que a usina russa de Zaporíjia, a maior da Europa, está situada em uma zona de conflitos e representa um risco de acidente nuclear.

8. Não ao uso de armas nucleares
O documento chinês com a proposta de paz é totalmente contrário ao uso armas nucleares.

9. Facilitar exportação de grãos
A China pede que a economia seja protegida do conflito na Ucrânia, preservando a Iniciativa do Mar Negro, que prevê um acordo para a exportação de grãos ucranianos.

10. Suspensão de sanções unilaterais
“Sanções unilaterais e pressão máxima não resolvem o problema”, segundo a leitura da China.

11. Manter o abastecimento alimentar
Manter a estabilidade das redes industriais e de abastecimento é uma das prioridades da proposta de cessar-fogo enviado pela China.

12. Reconstrução pós-conflito
O documento com a proposta de paz afirma que “a comunidade internacional precisa tomar medidas para apoiar a reconstrução pós-conflito em zonas de conflito”,

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *