O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSB-MG), afirmou que a sessão de leitura do requerimento da CPMI dos atos de 8 de Janeiro deve acontecer na terça-feira, 18 de abril. Pacheco decidu remarcar mais uma vez a reunião, em virtude da viagem à China, remarcada para 11 de abril. Pacheco estará na comitiva do “presidente” Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que encontrará o ditador Xi Jinping.
“A se confirmar essa missão oficial na próxima semana, faremos a sessão do Congresso Nacional, ao meio-dia, do dia 18, terça-feira”, declarou Pacheco.
“Inclusive, permitirá melhor quórum do que numa sexta-feira ou numa quinta-feira à tarde, de modo que acho até que pode ser mais producente para garantir o quórum da sessão do Congresso Nacional”, afirmou o senador, em resposta ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Presidente do Congresso surpreende com leitura de CPI das ONGs
Além de renovar a promessa para ler o requerimento da CPMI para investigar os atos de 8 de janeiro deste ano, em Brasília, Rodrigo Pacheco surpreendeu a casa ao ler o requerimento para instalar a CPI das ONGs, reservada somente para o Senado Federal.
Protocolada pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM) com 37 adesões na casa, a comissão parlamentar de inquérito quer investigar o trabalho das organizações não governamentais na Amazônia.
“As denúncias (contra as ONGs) não param de chegar no nosso gabinete diariamente”, afirma Valério. “(entre elas), ONGs que receberam recursos para saúde indígena e que não foram aplicados, falta de transparência e prestação de contas nos recursos recebidos, uso dos recursos doados para enriquecimento de alguns poucos ou desvios de finalidade. Essas são algumas das irregularidades”, destacou o senador.
A CPI também deverá investigar a liberação de recursos públicos para Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), revelando como essas verbas são aplicadas na prática.