Search
Close this search box.

Presidente argentino pede socorro a Lula para evitar colapso da economia

Brasil e Argentina

Presidente Alberto Fernández negocia empréstimo com Lula desde janeiro. Linha de crédito tem como objetivo viabilizar exportações e importações da Argentina, que sofre com saída de dólares

Embora Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já tenha ‘rasgado elogios’ à economia Argentina, o ‘presidente’ brasileiro se reunirá com integrantes do governo de Alberto Fernández nesta terça-feira (2), em Brasília, para negociar um empréstimo que tem como objetivo ‘estancar’ a evasão de divisas do país vizinho. A intenção dos argentinos é a que o Brasil financie uma linha de crédito para retomar seu comércio internacional. Segundo o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, a operação seria direcionada. inicialmente, para empresas brasileiras que negociam com as argentinas.

Presidente Alberto Fernández amarga saída de dólares da economia argentina

Segundo informou o periódico El Clarín, a missão de garantir os recursos seria de Dilma Rousseff, presidente do New Development Bank – o banco do Brics. Existe ainda a dúvida se a transação financeira poderá ser de peso para real. Economistas do banco analisam se a Argentina poderá quitar o empréstimo, já que o valor de sua moeda caiu em um nível recorde. No câmbio paralelo, há trocas de US$ 1 dólar por quase 500 pesos. Alberto Fernández culpou a especulação feita pela “extrema-direita” pela maxidesvalorização da moeda.

Como o Paradoxo BR mostrou, o governo Argentino precisou negociar o equivalente a US$ 1 bilhão em produtos com a China usando a conversão em yuans.
Em sua viagem à Argentina – a primeira de seu terceiro mandato – Lula afirmou que a economia do país terminou 2022 em “situação privilegiada”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *