Segundo o Paraná Pesquisas, mais de 55% desaprovam o mandato de Lula no Guarujá – marco zero da operação Escudo e Verão contra o tráfico de drogas
Alvo das operações Escudo e Verão da Polícia Militar contra o crime organizado, mais da metade da população de Guarujá (SP), no litoral norte de São Paulo, desaprova a atual gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na presidência da república. A informação é do Paraná Pesquisas, divulgada nesta quinta-feira (11).
Segundo o levantamento – que ouviu 700 moradores entre 5 e 7 de abril – 55,3% dos entrevistados disseram que o governo não entrega o prometido, enquanto 40% aprovaram a administração petista. Já 4,7% disseram não saber opinar ou não responderam.
Insegurança faz desaprovação de Lula disparar
Sob o comando do ministro Ricardo Lewandowski, a pasta da Segurança Pública e Justiça tem sido uma das mais criticadas do terceiro mandato petista. Além do aumento da percepção de violência, um dos principais descontentamentos tem sido a respeito do combate ao crime.
Na semana passada, o governo comemorou a captura dos dois foragidos da penitenciária de Mossoró, após os integrantes do Comando Vermelho ficarem 51 dias foragidos.
O governo federal também se mostra apático em relação ao fim da saída temporária de presos, aprovada pelo Congresso. Mais de 15 dias após a votação, o presidente Lula ainda não se manifestou sobre a sanção ou não do projeto.
O senador Randolfe Rodrigues, que lidera o governo na casa, é a favor de que o chefe do executivo não se manifeste para “evitar polêmicas”. Já o ministro Lewandowski é favorável ao veto parcial do texto.