PGR pode investigar Lula. Um grupo de deputados federais solicitaram à Procuradoria Geral da República (PGR) um pedido de investigação contra o ‘presidente’ Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP).
Os parlamentares André Fernandes (PL-CE), Nikolas Ferreira (PL-MG) e Filipe Barros (PL-PR) querem saber se Lula e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, estão tentando oferecer cargos e emendas aos deputados e senadores que desistirem de assinar a CPMI do 8 de Janeiro, protocolado pelo deputado federal André Fernandes (PL-CE) em 27 de janeiro.
PGR acionada: Zeca Dirceu deu pistas de sabotagem na CPMI
Segundo a Gazeta do Povo, que obteve o documento enviado à PGR, um dos trechos do documento enviado à PGR aponta os detalhes de como o governo Lula estaria empenhado em liquidar com a comissão que investiga a invasão nos prédios públicos na Praça dos Três Poderes.
O texto cita o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), que disse à rede CNN que teria sido feito “um esforço muito grande com os líderes de outros partidos, para quem, talvez de forma desavisada assinou essa CPI, ainda em tempo retire a assinatura”.
O documento aponta ainda uma possível perseguição de Lula aos deputados que assinaram a CPMI. Com isso, o “presidente” teria apontado que esses parlamentares deixariam de ser indicados para cargos e ficariam sem as emendas individuais.
De acordo com a matéria de a Gazeta do Povo, o deputado federal Zé Trovão (PL-SC) abordou o tema no plenário da Câmara, e seu discurso foi incluído no requerimento.
“Estão convocando os parlamentares novos até o Palácio do Planalto para intimidá-los. Quem não tirar a assinatura da CPMI não vai receber o dinheiro, que é um direito nosso para levar ao estado. E, eu estou dizendo isso porque fui até lá hoje [7 de março], para saber o que eles iam falar. E eles têm a cara de pau de quer coagir os novos deputados que chegaram na casa”, afirmou.