Pfizer tem atuado diretamente em ONGs para divulgara sua vacina contra o novo coronavirus
O estado norte-americano de Chicago tem debatido nos últimos dias sobre a polêmica exigência de forçar os trabalhadores a se vacinarem contra a Covid-19. Em meio à essa discussão, a Pfizer está sendo acusada de fazer lobby junto a ONGs, como a Chicago Urban League. A suspeita é de que a empresa tenha doado US$ 100 mil para a organização incentivar o uso da vacina Pfizer entre os americanos, segundo o jornalista Lee Fang.
Em 2021, a presidente da ONG Chicago Urban League concedeu uma entrevista elogiando o padrão de segurança da vacinação.
“O fator de saúde e segurança aqui supera em muito a preocupação em isolar as pessoas ou criar uma barreira”, disse Freeman-Wilson.
No início daquele ano, seu grupo havia recebido uma doação de US$ 100 mil da Pfizer para um projeto de promoção da “segurança e eficácia da vacina”. Embora a ONG normalmente divulgue seus doadores, o apoio da Pfizer não foi listado na seção “parceiros” de seu site.
O financiamento da indústria farmacêutica também não foi mencionado durante a entrevista concedida em agosto de 2001. Já a doação da Pfizer mencionada para a Chicago Urban League foi uma das muitas que a Pfizer fez para ONGs desde o início da vacinação, como aponta a matéria de Lee Pang.