Produção da indústria interrompeu crescimento em janeiro. Alimentos e petróleo influenciaram
O governo Lula comemorou o avanço de 2,9% do Produto Interno Bruto em 2023, mas os resultados da economia em 2024 dão indício de que o ano não será tão promissor. Segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta quarta-feira (6) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a indústria nacional registrou queda na produção de 1,6% em janeiro, no comparativo com dezembro de 2023.
O resultado aponta que o setor ainda opera abaixo da fase pré-pandemia – em fevereiro de 2020 – em aproximadamente 0,8%.
Segundo o IBGE, duas das quatro categorias mostraram recuo em desempenho no primeiro mês de 2024, com destaque para as indústrias extrativas – queda de 6,3% – e produtos alimentícios, que amargou retração de 5%.
Queda na extração de petróleo impactou indústria em janeiro
Para André Macedo, que coordenou a apuração, a queda foi puxada pela menor extração de petróleo. O minério de ferro também interrompeu um período de alta de 2 meses, quando acumulou expansão de 6,7%.
Já o setor alimentício sofreu em razão da redução da fabricação de açúcar, o que afetou parte expansão de 11,3% acumulada no período entre julho e dezembro.