Pesquisa Ipec realizada entre 1º e 5 de junho com 2 mil brasileiros aponta que apenas 37% dos entrevistados acham o governo Lula positivo. Em abril, esse número era de 39%
Pesquisa de opinião feita pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) – o substituto do antigo Ibope – mostrou que a avaliação positiva do ‘presidente’ Luiz Inácio Lula da Silva passou de 39% em abril para 37% em junho. O percentual se refere á opinião de quem acha o governo ótimo ou bom.
O levantamento do Ipec encomendado pelo jornal O Globo ainda destaca que o percentual de entrevistados que apontam a gestão Lula como “ruim” ou “péssima” também cresceu. Em abril, o número era de 26% e agora chegou em 28%. A pesquisa anterior do Ipec era relacionada aos 100 primeiros dias de governo do petista.
Pesquisa Ipec mostra queda no Nordeste
De acordo com o Ipec, a popularidade de Lula caiu de 55% em abril para 45% em junho na região Nordeste do país – o colégio eleitoral onde o petista venceu com folga em 2022.
“As oscilações podem decorrer de uma acomodação natural da avaliação do início de governo, do ajuste entre desejo e percepção. Além disso, apesar de termos alguns indicadores econômicos positivos, seus efeitos podem ainda não terem sido percebidos na prática pelos eleitores.”, aponta a CEO do Ipec, Márcia Cavallari.
Para concluir o estudo, o Ipec afirma que entrevistou 2 mil brasileiros de forma presencial entre os dias 1º e 5 de junho.