Search
Close this search box.

Pequenas e médias empresas foram as mais “feridas” pela pandemia, apontam analistas

Lula

Pequenas e médias empresas abertas durante a pandemia – cerca de 80% – não conseguiram sobreviver por conta do “fica em casa”. Estudo aponta ainda importante papel nas exportações das pequenas empresas

Estudo feito pela plataforma Neoway da Data Analytics divulgado no final de abril deste ano apontou que mais da metade das empresas abertas no Brasil durante a pandemia (2020-2022) já encerraram suas atividades. 80% dessas empresas eram microempreendedores individuais (MEI).

Desse total, o segmento de serviços foi mais afetado. Cerca de 65% das companhias que ofereciam esse tipo de atividade e começaram seus negócios durante a crise sanitária não estão mais operando.

O micro empreendedor individual foi um dos alvos mais frágeis desse período, quando o ex-governador de São Paulo utilizava o bordão “a economia a gente vê depois”. De acordo com a pesquisa, 3,2 milhões de MEI inaugurados na pandemia de covid-19 não estão mais na ativa.

“Esses dados confirmam a percepção de que negócios com baixa maturidade empresarial têm menos condições de competir no mercado e estão mais propensos a fechar as portas”, afirmou a responsável pelo marketing da Neoway, Fernanda Baggio.
Empresas e exportações: o papel dos pequenos negócios

Pequenas empresas tem papel importante na exportação. Mas país precisa melhorar

O efeito da pandemia sobre os mais fracos também ecoou no setor do comércio exterior. É o que aponta outro estudo sobre o tema apresentado no final de abril.

 

De acordo com levantamento da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, de cada 10 empresas que exportam, 4 são pequenos negócios. A apuração dos dados também contou com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A análise revelou ainda que o papel dos pequenos e médios empreendedores na exportação subiu de 6,5 mil em 2008 para 11,4 mil em 2022. No total, as pequenas empresas comercializaram U$ 3,2 bilhões para o exterior no ano de 2022.

Embora o desempenho dos pequenos nas exportações tenha se desenvolvidos – até mesmo durante a pandemia – o Brasil ainda precisa melhorar no contexto geral. Na fase pre-covid 19, o total de companhias que vendiam para fora era de 22.849, segundo Cadastro Central de Empresas (Cempre).  Existem no Brasil atualmente cerca de 20 milhões de empresas ativas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *