Search
Close this search box.

Para emplacar “Voa Brasil”, Lula quer “forçar” queda de preços

Voa Brail

Após série de adiamentos, programa Voa Brasil – que oferece passagens a R$ 200 – deverá sair depois do Carnaval

O ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o governo Lula irá tentar intervir nos preços dos combustíveis, em especial, o querosene de aviação – indispensável para viabilizar o Voa Brasil. Segundo Silveira, a intenção de uma eventual medida seria reduzir o preço das passagens aéreas, já que os gastos com o combustível utilizado para abastecer os aviões comerciais é o que mais pesa no orçamento do setor.

“A Petrobras, por ser quase que a monopolista do querosene de aviação no Brasil, a discussão com ela deve ser mais rigorosa”, pontuou. “O (preço do) combustível é importante, mas não é somente isso. Precisamos discutir o que o querosene representa em uma política vertical imprimida pelo Conselho Nacional de Política Energética a todos os fabricantes do Brasil”, acrescentou.

“Voa Brasil” depende de preços mais baixos

Os planos do governo Lula para baratear a querosene de aviação estão ligados diretamente à execução do Voa Brasil, que pretende oferecer passagens aéreas a R$ 200. O lançamento do programa foi adiado para depois do Carnaval e pretende beneficiar aposentados e alunos do Prouni (Programa Universidade para Todos). Com isso, cerca de 21 milhões de brasileiros estariam habilitados para comprar os bilhetes mais baratos.

Atualização:  No momento de fechamento desta matéria, a Petrobras anunciou a redução do preço do querosene  de aviação em 0,4%. Em nota, a Petrobras negou qualquer interferência.

“Importante ressaltar que o mercado brasileiro é aberto à livre concorrência, e não existem restrições legais, regulatórias ou logísticas para que outras empresas atuem como produtores ou importadores de QAV”, destacou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aproveite 20% OFF