Search
Close this search box.

“Pacote da Democracia” de Lula tenta intimidar protestos contra o governo

Pacote

Pacote da Democracia de Lula quer pena de até 40 anos para quem “ameaçar a integridade” do presidente, ministros do STF, PGR, e membros do Congresso

O recente incidente ocorrido no aeroporto de Roma envolvendo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes (ainda sem provas), e os atos de 8 de Janeiro motivaram o governo Lula a enviar ao Congresso o chamado “Pacote da Democracia” que integra o Programa de Ação na Segurança, criado para intimidar e evitar futuros protestos.(Baixe AQUI o documento completo)

A apresentação oficial do pacote de medidas aconteceu nesta sexta-feira (21) no Palácio do Planalto incluí penas mais rígidas, com prisão de até 40 anos, para crimes contra o presidente e vice-presidente, membros do STF e presidentes da Câmara e Congresso.

Pacote prevê endurecimento de “Crimes contra o Estado democrático de Direito”

Prevê mudança no artigo 144-B ao Decreto-Lei nº 3.689 do Código de Processo Penal. Pela nova proposta, “se houver indícios suficientes” de financiamentos de crimes “contra o estado democrático de direito” os acusados poderão sofrer apreensão de bens, bloqueio de contas bancárias e ativos financeiros. Na prática, endossa o que o STF já tem executado.

Alteração do artigo 121 do Código de Processo Penal.

A nova proposta de lei prevê categorizar como homicídio qualificado em crimes cometidos no interior de escolas e universidades. Pena de reclusão de 12 a 30 anos. Outra mudança prevista é que atos graves de violência nesses estabelecimentos sejam considerados crimes hediondos. Isto é, sem direito à fiança.

Alteração das Penas

O Pacote da Democracia, que amplia os poderes para prender e apreender bens de réus, também teria prevê aumento de penas. A proposta altera o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 do CPP.

Penas de reclusão ampliadas:

*6 a 12 anos para quem organizar ou liderar “movimentos antidemocráticos”.

*8 a 20 anos para quem financiar “movimentos antidemocráticos”.

*6 a 12 anos para crimes contra a integridade física e liberdade do presidente da República e seu vice, além dos presidentes de Senado, Câmara, ministros do STF e Procurador-Geral da República. Em resumo, uma emenda criada para garantir a simpatia de todos os poderes e facilitar sua aprovação.

*20 a 40 anos para crimes que atentem contra a vida das autoridades citadas acima, com fim de alterar a “ordem constitucional democrática”.

“Pacote pela democracia”

Neste caso específico, o projeto de Lula cita os “atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, que culminaram em gravíssimos danos contra os Poderes do Estado e ao patrimônio público, demonstraram que o tratamento penal aos crimes contra o Estado Democrático de Direito precisa ser mais severo a fim de que sejam assegurados o livre exercício dos Poderes e das instituições democráticas, o funcionamento regular dos serviços públicos essenciais e a própria soberania nacional“.

Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Amas)

Aporte de R$ 2 bilhões para Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins – estados que compõe a Amazônia Legal. Segundo o governo Lula, a verba seria investida em equipamentos, viaturas e bases de monitoramento. Criação da Companhia de Operações Ambientais da Força Nacional de Segurança Pública, com sede em Manaus (AM).

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *