Search
Close this search box.

PAC: Lula irá retomar programa que fez a “festa das empreiteiras”

PAC, o retorno. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito ‘presidente’ em 2022 com a premissa de que o Brasil só poderia crescer com “obras”. Segundo informações de bastidores, o retorno das empreiteiras ao trabalho deverá ser marcado pelo anúncio de uma nova fase do PAC – o Plano de Aceleração do Crescimento que foi marca registrada das gestões Lula e Dilma entre 2007 e 2015.

De acordo com o G1, o novo PAC irá promover áreas de infraestrutura urbana e água, além de parcerias público-privadas e empreendimentos estratégicos com recursos federais.

Nos transportes, as empreiteiras deverão atuar em rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos.
Já no segmento de moradia, os trabalhos focarão em urbanização de assentamentos, no financiamento de moradias do Minha Casa Minha Vida e gestão de resíduos sólidos.

Outra promessa do PAC deverá ser o programa “Água para todos”, com obras para abastecimento, esgotos, irrigação, e revitalização de bacias hidrográficas.

Ainda há projetos para os setores de comunicações e energia, com destaque para petróleo e gás, combustíveis renováveis e o programa “Luz Para Todos”.

PAC: Obras deixaram rastro de corrupção, segundo a justiça

 

Cenas repetidas: a volta do PAC

Em seus mais de 8 anos de atividades, as obras ligadas às diversas fases do Programa de Aceleração do Crescimento foram marcadas por diversos casos de corrupção.

No Rio de Janeiro, por exemplo, 4 de 17 ações criminais que levaram à condenação do ex-governador Sérgio Cabral estão ligadas ao PAC. Entre elas o desenvolvimento do Comperj – o Complexo Petrolífero do Rio.
Em 2016, ano de impeachment de Dilma Rousseff, ainda existiam 12 obras que se encontravam em estado de progressão lenta ou completamente paralisadas.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *