Search
Close this search box.

OTAN manda recado à Rússia no maior exercício militar de sua história

OTAN

OTAN ocupará os céus da Europa sob comando da Alemanha. Exercício foi planejado em 2018, mas será uma demonstração de força contra a política agressora da Rússia

Entre 12 e 23 de junho, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) deve executar no espaço aéreo europeu o Air Defender 23 – maior exercício militar do gênero já conduzido pela entidade.

Luftwaffe: Alemanha comandará o Air Defender 23
Luftwaffe: Alemanha comandará o Air Defender 23

O evento militar contará com a participação de 25 países operando 250 aeronaves de combate, reconhecimento e logística. No total, estarão envolvidos no treinamento cerca de 10 mil integrantes das forças aéreas, que na ocasião serão comandadas pela Luftwaffe – a Força Aérea da Alemanha.

OTAN se manifesta

“Este será um exercício realmente impressionante para quem está assistindo – e demonstrará, sem sombra de dúvida – a agilidade e a rapidez de nossos aliados da OTAN como primeira resposta.”, afirmou a embaixadora dos EUA na Alemanha, Amy Guttmann

Detalhes da missão na Europa

F-16 Fighting Falcon: uma das mais usadas pelos membros da OTAN

Analistas e especialistas em geopolítica apontam o Air Defender 23 como uma missão estratégica de demonstração de força contra a Rússia. O exercício – embora tenha sido planejado em 2018 – deve simular um eventual conflito contra as forças de Vladimir Putin que agridem regiões da Ucrânia desde fevereiro de 2022.

Os exercícios militares contarão com apoio de 5 bases em território alemão (Jagel, Laage, Wunstorf, Lechfeld, Spangdahlen), além de pontos na Holanda (Volkel) e República Tcheca (Casláv).

EUA têm a maior força integrante da OTAN

Entre as 250 aeronaves envolvidas no exercício da OTAN, 110 decolarão de 35 cidades dos Estados Unidos rumo à Europa.
Em seu contingente total, a OTAN conta hoje com cerca de 20 mil aeronaves, sendo helicópteros de combate e transporte, caças, aviões de ataque ar-terra, contramedidas, reconhecimento, logística e transporte.

Os participantes da Air Defender 23

F-35: geração 5 da Força Aérea dos EUA

Os países signatários da união militar confirmados no Air Defender 23 são: Alemanha, Bélgica, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Polônia, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Turquia.

Suécia (que postula uma vaga na OTAN) e Japão serão os “convidados especiais.”

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *