Search
Close this search box.

Oscar 2024: Saiba como canais conservadores superaram os gigantes em audiência no YouTube

Oscar

Liderados por Linhagem Geek, Heróis e Mais e Nerd de Família, os canais da liga Nerdola do YouTube conquistaram uma audiência fora do comum no Oscar deste ano

Em meio ao avanço da cultura woke que toma conta de Hollywood desde o início da década, um grupo de influenciadores brasileiros têm apostado alto para comprovar que o entretenimento ainda é capaz de superar as políticas identitárias. Em resumo: um resgate da cultura pop e seus méritos qualitativos.

A resposta da chamada “Liga Nerdola”, composta por YouTubers conservadores, veio com força total na cobertura do Oscar 2024 – evento que um dia foi comandado por apenas um lado do espectro político. 

 

No último domingo (10), a liga se movimentou para oferecer aos seus seguidores uma visão distinta da típica transmissão da festa mais importante do cinema.

O resultado ficou além do esperado pelos mais otimistas. Durante as mais de 4 horas de transmissão, canais como Heróis e Mais, Linhagem Geek, Nerd de Família ofereceram conteúdo informativo como alternativa aos já cansativos discursos de “empoderamento feminino” – tema que predominou durante a transmissão oficial dos Oscar.

 

Audiência heroica no Oscar

Na apuração feita pelo Paradoxo BR – que acompanhou o pool de transmissão da “Liga Nerdola” no YouTube até o final da premiação – foi constatado um pico de 8,7 mil usuários simultâneos. O número  é particularmente notável, principalmente quando comparado à força de líderes do segmento como o Omelete.

“Nós transmitimos via três canais considerados pequenos em comparação ao Omelete”, comenta Toni Bleick, do Heróis e Mais – um canal que cresce rapidamente e já conta com 193 mil inscritos.

 

“O Omelete tem mais de 2 milhões e meio de inscritos e atingimos o pico de 8,7 mil usuários conectados simultaneamente”, ressalta Toni, que produz conteúdo ao lado de seu irmão, Elvis Ventura, direto de Brasília.

“A live foi histórica para o canal Heróis e Mais e para toda a ‘Liga Nerdola’. Fizemos pela primeira vez uma cobertura do início até o final. Se nós tivéssemos em rede com todos os canais da liga, esse número poderia ter sido superior”, conclui.

 

Um olhar “Nóxico” para o Oscar 2024

 

A visão do Heróis e Mais é compartilhada por Omar, do canal Nerd de Família. Fã dos games clássicos – entre muitos, o Teenage Mutant Ninja Turtles Arcade – Omar destaca uma combinação de fatores que fez com que a transmissão conjunta do Oscar viralizasse.

“Achei sensacional. Não só pela rivalidade. Antes, éramos vozes solitárias nesse mundo que exige qualidade e fidelidade das obras. Agora somos muitos e a palavra está sendo espalhada. Foi um evento com resultados acima do esperado”, celebra Omar, do Nerd de Família – um jovem canal de 65 mil inscritos, mas com forte engajamento. 

“Inclusive, o próprio Oscar – após anos e anos – voltou a premiar o mérito: melhor filme, melhor diretor e melhores atores. Não teve lacre nas decisões. Tudo refletiu no momento de virada sobre essa galera que prefere militar na cultura pop”, completa o influenciador nativo do município de Aguaí, no interior paulista que emplacou com sucesso o divertido bordão “nóxico”.

 

Grande momento da festa do Oscar

 

Quando inauguraram o Linhagem Geek em 2021, os irmãos santistas André e Gabriel Alba tinham como alvo um nicho mais carente dos amantes de cinema, animes e séries. 

A estratégia de brincar com a palavra “lacrate” (uma brincadeira com o termo lacração) deu mais do que certo. Rapidamente, os amantes de atrações variadas como Cavaleiros do Zodíaco, filmes de Sylvester Stallone e super-heróis Marvel e DC atingiram a ótima marca de 345 mil inscritos no YouTube.

Ao encabeçar o primeiro pool de comentários sobre o Oscar da liga Nerdola, o canal está preparado para elevar o patamar da cultura pop. Parte desse avanço acontece, segundo Gabriel Alba, por um salto de qualidade da própria transmissão oficial da 96ª edição da festa cinematográfica.

“O Oscar conseguiu ser bem mais equilibrado que a cerimônia anterior. Embora tenha tentado surfar um pouco no sucesso comercial da Barbie, que não foi transformado em estatuetas”, aponta Gabriel.  

“A premiação foi bem correta. Oppenheimer é um filme de Oscar, um filme completo. Menção honrosa para Godzilla Minus One, que ganhou na categoria de efeitos visuais. Eles tiveram um respeito incrível pela obra de Godzilla. Tudo isso com um orçamento de apenas U$ 15 milhões”, ressalta.

Gabriel Alba analisa o aumento de audiência dos influenciadores conservadores, destacando a chegada de canais como

 que preencheram uma lacuna no segmento. “Eles trouxeram o ponto de vista anticultura woke e mostraram que existe uma audiência reprimida em busca desse formato de opinião”, destaca Alba.

“Algo que me deixou muito feliz após o Oscar, foram os comentários de pessoas que disseram ter voltado a assistir à cerimônia do Oscar por causa de nossa transmissão. Essas pessoas estão em busca do divertimento real e puro e nós procuramos dizer sempre a verdade”, conclui.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aproveite 20% OFF