Comitiva presidencial que participará da conferência do clima, em Dubai, será recordista. Além de Lula, mais 400 pessoas participarão da COP-28 nos Emirados Árabes
A comitiva que acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na COP-28 – Conferência da ONU sobre o Clima – será a maior já registrada na história do Brasil. O evento realizado em Dubai, nos Emirados Árabes, entre quinta-feira (30) e 12 de dezembro, contará com a participação de mais de 400 integrantes.
Além da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), já estão confirmados os nomes de pelo menos mais 12 ministros, incluindo o ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT). Antes do embarque Marina prometeu que o Brasil irá trabalhar para diminuir a temperatura do planeta em ao menos 1,5 cº , ainda que sem indicar como alcançará o objetivo.
“Vamos para a COP com o compromisso de permitir o aumento máximo de 1,5ºC, nem um ponto a mais, na temperatura da Terra. Um compromisso de recursos para agenda de reparação de perdas e danos. Compromisso com uma transição energética justa, olhando para países em desenvolvimento”, afirmou Marina.
Lula só deverá retornar ao Brasil em 5 de dezembro
Com retorno previsto apenas em 5 de dezembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva completará o ciclo de viagens fora do país em 2023 com 62 dias de ausência de Brasília. Além de Dubai, Lula visitará também Alemanha, Arábia Saudita e Catar. Vale destacar que, até o final deste mês, o presidente não havia desembarcado em estados do Sul afetados pelas enchentes.