O Exército dos Estados Unidos irão abrir a partir do mês que vem a região onde o físico Oppenheimer organizou o primeiro teste nuclear em 1945, no estado do Novo México. A atração poderá ser vista apenas por 5 mil pessoas
A partir de 21 d outubro, a região de Jornada del Muerto, no estado norte-americano do Novo México, será reaberta para visitação. O local – mais especificamente o Trinity Site – entrou para a história por abrigar em 16 de julho de 1945 o teste com a primeira bomba atômica desenvolvida pelo físico Julius Robert Oppenheimer. Segundo o Exército dos Estados Unidos – responsável por comandar a excursão – o acesso ao evento é gratuito, mas está reservado aos primeiros 5 mil interessados que preencherem as vagas. A outra oportunidade para os turistas acontecerá somente em abril de 2024.
A procura pelo local onde o cientista deu luz ao armamento tem crescido, principalmente nos últimos três meses, quando estreou o longa- metragem baseado na história verídica dirigido por Christopher Nolan.
A produção, deste então, teve um desempenho surpreendente nas bilheterias mundiais, arrecadando até o momento US$ 912,604,610 – uma invejável marca para um filme de 3 horas de duração.
Turistas poderão ver de perto local onde Oppenheimer realizou o teste da bomba
O ápice visual produção da Universal Pictures – como não poderia ser diferente – é a reprodução do primeiro teste com a bomba. A reconstrução do momento da formação do cogumelo atômico de 180 metros de altura aconteceu a 337 quilômetros de distância do laboratório de Los Alamos.
O que o público assiste em Oppenheimer, embora pareça inacreditável, não é resultado de efeitos digitais elaborados em computadores. Para reproduzir o disparo da bomba atômica – equivalente a 21 mil toneladas de dinamite – a produção do drama combinou diversas substâncias. Entre elas, farelo de alumínio, gasolina, propano e magnésio
SERVIÇO
Trinity Site Open House
White Sands Missile Range -New Mexico
Datas: aberto, apenas no primeiro sábado de abril e terceiro sábado outubro.
Duração do passeio: até 6 horas
Detalhes no site oficial