Oposição promete obstruir todas as votações no Congresso Nacional, ao menos por mais uma semana. O boicote mira as intervenções constantes do STF em pautas do Legislativo
Representantes da oposição e do centrão devem permanecer na ofensiva contra o governo Lula, ao menos por mais uma semana. A informação foi revelada pelo deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) durante participação em programa da rádio Jovem Pan.
Segundo o parlamentar, as obstruções organizadas para cancelar votações na Câmara continuarão até o Supremo Tribunal Federal se conscientizar sobre sua invasão de competência em matérias do Legislativo.
“Isso prova a insatisfação que a Câmara tem com as pulsantes usurpações de competência advindas do STF – matérias como a do marco temporal, que a Corte foi lá e deliberou totalmente diverso”, explicou Cavalcante, que também atua como segundo vice-presidente da casa.
Oposição mira união entre governistas e Supremo
Na visão do deputado, a invasão de competência não é exclusiva do STF. Para Sóstenes Cavalcante, o Judiciário conta com a leniência do governo Lula para burlar o poder do Congresso, previsto na Constituição Federal.
“Todas essas matérias de interferência do STF são advogadas junto ao STF por partidos da base do governo”, aponta Sóstenes. “Entendemos que é um desgaste para o governo. O que se iniciou na semana passada ainda não teve solução. Tenho convicção que há de se arrastar por essa semana”, analisou.