Oposição quer interrogar ministro Ricardo Lewandowski após feriado de Carnaval
A primeira semana de Ricardo Lewandowski como ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Lula já quebrou um recorde negativo: pela primeira vez desde o ano de 2006, detentos conseguiram escapar de uma prisão de segurança máxima. Ainda não há detalhes sobre como ocorreu a fuga da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Após o incidente, o deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS), afirmou que entrará com uma representação na Comissão de Segurança Pública da Câmara para que Lewandowski preste contas aos parlamentares. O pedido foi reforçado pelo senador Sergio Moro (União-PR) e pelo deputado Carlos Jordy (PL-RJ), que lidera a oposição na Câmara.
“É inadmissível que criminosos fujam de presídios de segurança máxima. O ministro Lewandowski precisa prestar esclarecimentos”, afirmou Rodolfo Nogueira.
Presos que escaparam têm ligação com o Comando Vermelho
Os detentos que escaparam da Penitenciária de Mossoró nesta quarta-feira (14) não ficaram sequer cinco meses atrás das grades. Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral ficaram sob tutela federal em setembro de 2023. Ambos têm conexões com o Comando Vermelho, de Fernandinho Beira-Mar.