Senadores e Deputados de oposição cobram respostas do ministro de Lula sobre fuga inédita de prisioneiros de unidade de segurança máxima no Rio Grande do Norte
O senador Sergio Moro (União Brasil-PR), apresentou na semana passada à Comissão de Segurança Pública da casa uma solicitação para discutir de forma sigilosa a fuga dos detentos da Penitenciária Federal de Mossoró com os diretores da prisão que deveria ser supostamente de segurança máxima.
“No Sistema Penitenciário Federal brasileiro, desde 2006, quando foi inaugurada a sua primeira unidade, em Catanduvas-PR, nunca houve uma fuga sequer. Por conseguinte, a inédita fuga do último dia 14 de fevereiro é preocupante e gera questionamentos sobre a capacidade dos instrumentos disponíveis à repressão do crime organizado”, ponderou Moro.
Deputados de oposição já enviaram 9 requerimentos para ouvir Lewandowski
Enquanto isso, na Câmara dos Deputados, cresce o número de requerimentos para que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, explique o incidente no Rio Grande do Norte. Até o momento, já foram 9 solicitações.
A mais recente delas é encabeçada pelo Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP).
“A fuga, ‘que custou muito barato’ para os criminosos, nas palavras do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, está sendo avaliada por analistas e políticos como o evento mais grave ocorrido nos presídios de segurança máxima do país e levantando dúvidas sobre a segurança dessas instalações”,subscreveu o parlamentar da oposição.
Confira a relação de solicitações:
REQ 244-2024 – Julia Zanatta (PL-SC);
REQ 246-2024 – Coronel Meira (PL-PE);
REQ 253-2024 – Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), Coronel Ulysses (UNIÃO-AC), Mário Frias – PL-SP), Messias Donato (REPUBLIC-ES), Junio Amaral (PL-MG), Caroline de Toni (PL-SC), Coronel Chrisóstomo (PL-RO), Bibo Nunes (PL-RS), Daniela Reinehr (PL-SC), Zucco (PL-RS), Mauricio Marcon (PODE-RS), Sargento Gonçalves (PL-RN), Hélio Lopes (PL-RJ), Kim Kataguiri (UNIÃO-SP), Alfredo Gaspar (UNIÃO-AL), Daniel Trzeciak (PSDB-RS), Evair Vieira de Melo (PP-ES), Sargento Fahur (PSD-PR), Cabo Gilberto Silva (PL-PB).
RIC 1612024 – Maurício Carvalho (UNIÃO-RO);
RIC 160-2024 – Julia Zanatta (PL-SC);
RIC 164-2024 – Alfredo Gaspar (UNIÃO-AL);
RIC 176-2024 – Sóstenes Cavalcante (PL-RJ);
RIC 175-2024 – Messias Donato (REPUBLIC-ES);
RIC 180-2024 – Sargento Gonçalves (PL-RN)