O ditador e amigo pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Daniel Ortega, foi acusado nesta quinta-feira (2) pela ONU de ter cometido graves violações dos direitos humanos, considerados “crimes contra a humanidade”.
No documento divulgado nesta quinta-feira (2) em Genebra, na Suíça, os analistas da Organização das Nações Unidas pediram a imposição de sanções ao país centro-americano, apontando diversos crimes consentidos por Ortega, como execuções extrajudiciais e detenções arbitrárias, além de perseguição religiosa. Recentemente, o ditador nicaraguense proibiu as cerimônias ao ar livre na Páscoa deste ano.
“Eles são cometidos de maneira generalizada e sistemática por motivos políticos e constituem crimes de lesa-humanidade de assassinato, prisão, tortura, incluindo violência sexual, deportação e perseguição por motivos políticos”, afirmou o especialista da ONU, Jan Simon.
Todos contra o ditador: ex-mulher de Mick Jagger cobra atitude de Lula contra Ortega
A ativista pelos direitos humanos, Bianca Jagger (ex-mulher do vocalista dos Rolling Stones, Mick Jagger) cobrou uma reação mais enérgica do Brasil em relação ao ditador da Nicarágua, Daniel Ortega.
Após a decisão da ONU, Jagger disse que espera que o Brasil reaja mais energicamente, em benefício ao povo nicaraguense.
“Quero fazer um chamado ao presidente Lula: que por favor se pronuncie de uma forma clara e contundente em apoio a povo da Nicaragua. “Estou confiante de que ele (Lula) vai fazer isso, e quero ir logo ao Brasil”, clamou.