OAB sob ataque. A Ordem dos Advogados do Brasil confirmou ter sido vítima de invasores hackers, em um ataque articulado durante a noite de domingo e a madrugada desta segunda-feira (27).
Segundo a assessoria do Conselho Federal da OAB nacional, não há, até o momento, indícios de que os dados da instituição foram vazados para o público.
Após o ataque, a OAB nacional decidiu retirar o sistema do ar por um período de 48 horas para que técnicos possam investigar melhor a operação feita pelos invasores cibernéticos
De acordo com comunicado oficial, não irão funcionar, ao menos pelo período de dois dias, o Cadastro Nacional da Advocacia (CNA) e a divulgação de prazos sobre processos eletrônicos que tramitam no Conselho Federal.
“O Conselho Federal da OAB trabalha para recolocar no ar os sistemas em segurança e identificar os responsáveis pelo ataque”, informou o setor de comunicação.
OAB: histórico recente de invasões cibernéticas
Em novembro de 2020, o Superior Tribunal de Justiça foi vítima de um poderoso ataque hacker que forçou a corte a paralisar suas atividades.
Ainda em 2020,o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul também foi alvo de criminosos digitais. No mesmo ano, o TRF-1 sofreu invasões, inclusive com roubo de dados sigilosos.
Por sua vez, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região foi derrubado por hackers em janeiro de 2021 e março de 2022.
Recentemente, a OAB-SP informou que o site da organização com sede São Paulo enfrentou diversas oscilações. A partir da detecção do problema, os técnicos do departamento de TI decidiram tirar o website do ar para uma investigação mais precisa.