Após os ataques do 8 de janeiro – e as eventuais prisões – as manifestações políticas que costumavam marcar os finais de semana no Brasil praticamente sumiram do radar político.
Com a aproximação do 7 de setembro – um dos mais representativos em anos anteriores para os apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) – crescem os rumores sobre uma eventual prisão do ex-presidente, além das suspeitas de que black blocs podem agir para incriminar cidadãos comuns.
Pelas redes sociais, o desembargador aposentado, Sebastião Coelho, fez um alerta para que não haja surpresas no feriado da Independência nacional.
“Se qualquer episódio anormal acontecer no 7 de Setembro, vocês vão ser responsabilizados. E mais, quem for de verde e amarelo no 7 de Setembro poderá ser chamado de mané. Então, nós não podemos dar esse gosto”, alertou.
Alerta sobre o 7 de setembro: “A liberdade hoje é cerceada”
Sebastião Salgado ainda reforçou que existe quase nenhuma segurança jurídica no Brasil, o que pode ser um indicativo perigoso para qualquer manifestante, ainda que ele não cometa qualquer irregularidade.
“Nossa Justiça, por suas decisões e manifestações dos senhores ministros, nós não podemos mais confiar como confiávamos antigamente. Nossa liberdade está cerceada não só pelo Poder Judiciário, como pelo Poder Executivo”, declarou.