Search
Close this search box.

Nova revisão confirma perdas ainda maiores no agro em 2024, diz governo

Perdas

Perdas da safra de grãos nacional devem ser de 26 milhões de toneladas em relação a 2023, puxadas pela soja e pelo milho

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontou que a quebra da safra de grãos deste ano deve ser 11 vezes superior ao primeiro levantamento, divulgado no início do ano. Segundo a entidade, as perdas podem chegar a 8% da colheita, em comparação ao período 2023/2024, influenciadas principalmente pelos efeitos do super El Niño no clima nacional. 

O primeiro estudo apontava que somente 0,7% da plantação seria afetada. Isso representa 26 milhões de toneladas a menos – ou quase toda a produção dos grãos do estado do Rio Grande do Sul no ano passado.

Os produtos mais afetados pela quebra da safra serão milho e soja, que representam 90% do que será colhido em 2024. Descontada as baixas, o Brasil deverá produzir 294 milhões de toneladas de grãos até o final da temporada.

Perdas da safra começaram em 2023

Como o Paraxodo BR mostrou o governo Lula sofreu no ano passado a primeira baixa no setor agropecuário, após 15 meses consecutivos de superávit. De acordo com o IBGE,  a queda do Produto Interno Bruto gerado pelas atividades do agro foi de 3,30% no 3º trimestre em comparação aos três meses anteriores.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *