Nova ofensiva de deputados liderados por Marcel Van Hattem tenta derrubar decreto de Lula que voltou a exigir visto de turistas de EUA, Canadá, Japão e Austrália.
A oposição entrou em ação nesta quinta-feira (4) para tentara derrubar o decreto do ‘presidente’ Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que voltou a exigir vistos de turistas dos EUA, Canadá Japão e Austrália com permanência máxima de 90 dias no país. A medida alega que o decreto 11.515/2023 causaria inúmeras complicações e prejuízos econômicos, e que apenas três países da América Latina ainda exigem vistos dos EUA: Venezuela, Cuba e Bolívia.
O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 140/2023, liderado por Marcel van Hattem (Novo-RS), aponta que o decreto de Lula coloca “em risco o emprego e a renda de milhões de brasileiros que vivem, diretamente ou indiretamente, do turismo no Brasil”. De acordo com levantamento feito pelos parlamentares, a medida pode prejudicar financeiramente mais de 7 milhões.
Outro ponto apresentado em defesa do decreto publicado em 2019 no Diário Oficial da União pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, é que a necessidade de visto exigida pelos países se deve que há risco de imigração ilegal do lado Brasileiro – e não o contrário.
“Se queremos mais estrangeiros gastando dinheiro no Brasil e gerando renda […] devemos, portanto, tornar tudo o mais fácil e simples possível para que escolham o Brasil como destino.”, apontam os deputados que assinam o PDL.
Nova ofensiva contra Lula: a lista de deputados participantes do PDL
Confira a lista completa dos deputados federais signatários: Marcel Van Hattem (Novo-RS), Gilson Marques (Novo-SC), Adriana Ventura (Novo-SP), Caroline de Toni (PL-SC), Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), Alfredo Gaspar (União-AL), Rodrigo Valadares (União-SE) e Deltan Dallagnol (Podemos-PR)