Search
Close this search box.

No retorno da CPMI do 8 de Janeiro, Lula volta a jantar com integrantes do STF

STF

Em dia de CPMI – e na véspera da posse de Cristiano Zanin no STF – Lula volta a jantar com o ministro Gilmar Mendes. Qual teria sido a pauta da noite?

Pouco mais de meses após o churrasco noturno do Alvorada, o ‘presidente’ Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a jantar com um atual – e um futuro membro do Supremo Tribunal Federal. Desta vez, o encontro com Gilmar Mendes – que também esteve no churrasco em 26 de maio – aconteceu na terça-feira (1º) na residência do próprio decano do STF no Lago Sul, em Brasília.

Além de Gilmar Mendes, estiveram na recepção a primeira-dama Janja e o ex-advogado de Lula, Cristiano Zanin, que tomará posse no STF nesta quinta-feira (3).

O jantar que reuniu Gilmar Mendes, Zanin e Lula aconteceu no mesmo dia em que o presidente da CPMI do 8 de Janeiro, deputado federal, Arthur Maia (União-BA), deu um prazo de 48 horas para o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB-MA) apresentar as imagens internas do Palácio da Justiça. A comissão pretende investigar o ocorrido na sede do Ministério da Justiça naquele domingo. Caso Dino não ceda o material, Maia afirmou que irá recorrer ao STF.

STF tem se mostrado alinhado ao governo federal em todas as pautas

A Suprema Corte tem se mostrado alinhada em quase todas as pautas do governo, e o encontro entre Mendes e Lula pode ser visto como conflito de interesses. 

Já na abertura dos trabalhos do segundo semestre, a presidente do STF, ministra Rosa Weber, voltou a fazer uma alusão a Pearl Harbor, comparando a ação dos vândalos nas sedes dos Três Poderes com a invasão japonesa em 1941.

“As instituições democráticas saíram fortalecidas do 8 de Janeiro, o dia da infâmia, do qual não nos esqueceremos jamais, para que não mais se repita e para que sirva de alerta de que a democracia, que restou inabalada, seja cultivada e regada diariamente por diálogo, debate acalorado de ideias e defesa de posições divergentes, mas sempre permeados pelo respeito mútuo”, declarou Weber.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *