Secretária responsável pelo combate à dengue ficou 30 dias na Índia, por autorização do governo Lula
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, autorizou a titular da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Ethel Noia Maciel, sair de férias em meio à pior epidemia de dengue da história do país. Desde janeiro, já foram quase 3 milhões de casos registrados, além de 1.116 mortes, de acordo com o Painel de Monitoramento de Arboviroses do governo federal.
Conforme a agenda oficial da responsável pelo combate à dengue, ela esteve fora do Brasil entre 2 e 24 de janeiro, sendo substituída por Angélica Barbosa Miranda. Em janeiro, a ministra de Lula chegou a afirmar que “a vacina contra a dengue não seria a solução”.
Pelas redes sociais, Ethel Maciel registrou sua passagem pela Ìndia, enquanto o número de casos da doença “explodia”.
“Que possamos saber viver todas as pequenas alegrias! Um excelente ano para vocês”, escreveu a secretária do governo Lula no Instagram.
Governo Lula afirma que férias não prejudicou trabalho
Em resposta às críticas, o Ministério da Saúde afirmou que as férias da responsável pelo combate à dengue não atrapalharam as atividades da pasta.
“Quase todos os departamentos da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente atuam nas atividades relacionadas ao enfrentamento à dengue. São 407 profissionais atuando intensamente no planejamento e organização”, justificou o governo.